domingo, 8 de outubro de 2017

Cultura de Mazagão Velho apresentada a estudantes da Escola Bosque

Iniciativa recebe apoio do Edital “Rumos”, do Itaú Cultural, e chega à sua reta final em Macapá

Escola Bosque é referência de ensino na região do Bailique e recebeu o projeto cultural
Durante dois dias, alunos do ensino médio da Escola Bosque do Bailique conheceram a cultura de Mazagão Velho, através do projeto “Povo de Cultura e Fé”, do jornalista e produtor cultural Gabriel Penha, editor desta Folha de Mazagão. Penha esteve no arquipélago do Bailique – a cerca de 12 horas de barco da área urbana de Macapá – no período de 27 de setembro a 1º de outubro.
Na Escola bosque, o jornalista fez duas apresentações no auditório. Na minipalestra, ele evidencia o rico calendário das festas religiosas, tradicionais e culturais de Mazagão Velho, onde reside atualmente. O resultado, segundo o proponente, foi uma das melhores apresentações que o projeto já teve.

“A comunidade do Bailique é muito hospitaleira. Os estudantes também foram bem atenciosos e entenderam muito bem a mensagem principal, que é evidenciar a riqueza cultural da ‘terrinha’, a vila de Mazagão Velho. O Corpo Docente daquela escola também foi de uma recepção incrível”, analisa o jornalista.
Além do encontro com os estudantes, foram doados 30 exemplares da revista-catálogo que faz parte do projeto, além de quatro DVDs que contém um minidocumentário que é exibido ao final das apresentações. Esse material passa a fazer parte do acervo da escola, para servir como fonte de pesquisa. No Bailique, o jornalista ainda fez apresentações informais em duas escolas, uma do Estado e outra do Município.

O projeto “Povo de Cultura e Fé” é um dos 117 selecionados na edição 2015-2016 do edital “Rumos – Itaú Cultural”. O lançamento oficial foi no dia 23 de janeiro, durante as comemorações dos 247 anos da vila cuja cultura está sendo mostrada. Desde então, já percorreu os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, Oiapoque, Santana e Macapá. Além de continuar as apresentações, a intenção é trabalhar a exposição itinerante, outra ação prevista no projeto, na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário