terça-feira, 1 de agosto de 2017

Prefeito e vereadores cobram da CEA solução para a constante falta de energia em Mazagão

GABRIEL PENHA - de Macapá
A constante falta de energia em Mazagão foi a pauta principal da reunião do prefeito Dudão Costa (PPL) e os vereadores Elcimar Braga (PR), Leonício Filho (PSDB), João Paulo Bebê (REDE) e José Hosana (PSB), com a direção da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), no final da tarde desta terça-feira, 1º de agosto, em Macapá. A comitiva foi recebida pelo presidente da empresa, Marcelino da Cunha Macgado Neto, além do diretor adjunto de Planejamento e Expansão, Rodolfo Torres e outros membros da diretoria.
Prefeito Dudão Costa e vereadores de Mazagão após reunião com a direção da CEA, em Macapá

O prefeito relatou que o problema de queda e falta de energia é uma constante. Ainda de acordo com o gestor a situação se agravou em Mazagão Velho, em especial durante o mês de junho, quando ali aconteceu a Festa de São Tiago; nesse período muitos comerciantes amargaram prejuízos por falta de energia. Porém, a sede do Município e outras comunidades também ficam no escuro, de forma quase cotidiana.
Prefeito e diretores da Companhia em conversação

“Nosso povo em sofrido, com noite às escuras, de maneira recorrente. Precisamos que a CEA nos dê um posicionamento, uma perspectiva para a solução deste grave problema”, assinalou o prefeito.

Do lado Companhia de Eletricidade, o presidente explicou que a manutenção da rede é difícil, tendo como agravante a impossibilidade de fazer a retirada de árvores da chamada faixa de servidão - a distância entre o posteamento e a vegetação lateral – em especial no trecho entre Mazagão Novo e Mazagão Velho. Porém, anunciou que poderá ser fechada uma cooperação com o Município, para que seja feita a limpeza e manutenção da rede elétrica, da área que compreende a ponte do Matapi até a comunidade de Mazagão Velho. Segundo o presidente Marcelino Neto, a situação deve ser normalizada ainda esta semana.

Sobre a falta de energia no período da Festa de São Tiago, a direção técnica da CEA alegou sobrecarga da rede durante a programação, com o uso muito mais intenso que o normal, com muitas ligações clandestinas. Com isso, alegou a empresa, houve a incidência de pelo menos quatro curtos-circuitos, que acabaram prejudicando o fornecimento.
Reunião aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 1º de agosto, em Macapá
Ainda foi tratado na reunião o repasse da iluminação pública da CEA para o município. Para que isso aconteça, a exemplo da capital, deverá se criada pela Câmara de Vereadores a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), uma das exigências legais para a municipalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário