sexta-feira, 7 de julho de 2017

Campanha pretende combater a violência ao idoso em Mazagão

Textos e fotos por Gabriel Penha
Com o tema “Rompendo o silêncio” foi aberta a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, na manhã desta sexta-feira, 7, no Centro de Múltiplo Uso, em Mazagão Novo. O evento é encabeçado pela Coordenadoria Municipal de Políticas para o Idoso, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Evento foi voltado para valorização e garantia dos direitos da pessoa idosa de Mazagão


Na mesa dos trabalhos, o prefeito Dudão Costa, a secretária municipal de Assistência Social, Zeneide Costa, além de representantes de entidades como Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, das secretarias estaduais de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e da Mulher (SEPM), além da Secretaria Municipal de Saúde, dentre outras entidades.

Coordenadora de políticas para o idoso de
Mazagão, Elenice Cruz
Em discurso, o prefeito Dudão Costa enfatizou a importância dos idosos para a construção da história do município.
“Cada idoso traz, consigo, uma longa história de vida. Muito do que temos hoje é resultado da contribuição deles. Então, nada mais justo do que nos empenharmos para que tenham seus direitos assegurados e que sejam respeitados”, argumentou o prefeito.

Já a coordenadora municipal de políticas para o  Idoso, Elenice da Silva Cruz, lamentou a subnotificação dos casos de violência contra o idoso em Mazagão, relatando que muitos casos não chegam aos conhecimento das autoridades. Ainda explicou que a violência não é apenas física, mas pode ser também psicológica e financeira.
“Essa campanha não se encerra gora. Muito pelo contrario, a intenção é fazer um trabalho permanente, para assegurar a dignidade da pessoa idosa, que deveria ser garantida pela família, Porém, muitas vezes a violência contra o idoso parte dessa própria família”, disse a coordenadora.


A palestra da coordenadora do Centro de Convivência, Geane Moraes, teve como tema a violência contra o idoso. Ela discorreu sobre estatísticas de caso em nível de Amapá, além de relatar casos de diversos tipos de violência contra idosos ocorridas em nosso município.
Evento aconteceu no Centro de Múltiplo Uso, em Mazagão Novo, sede do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário