segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Reparos emergenciais e reforma da escola Murilo Braga anunciados em reunião no Palácio do Setentrião

No encontro, ainda foram discutidos outros assuntos, como a possível ampliação da Câmara Municipal


Gabriel Penha – de Macapá

Diversos temas foram discutidos em reunião entre o governador Waldez Góes (PDT), o prefeito de Mazagão, Dudão Costa (PPL), secretários do governo estadual e vereadores de nosso município, no fim da tarde desta segunda-feira, 4. O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá.
Reunião entre governador, prefeito e vereadores de Mazagão, no Palácio do Setentrião, em Macapá
Dez dos 11 vereadores da atual legislatura compareceram à reunião – a exceção foi o vereador Fabrício Flexa (PROS), que faz tratamento de saúde. Também acompanhou a comitiva municipal um grupo de professoras da escola Murilo Braga, além do diretor do estabelecimento de ensino, Ademias Viana Baía. A situação da escola foi um dos principais assuntos discutidos na ocasião.

Além do atual estado precário do prédio, a escola sofre com a falta de segurança. Já foram ao menos seis roubos. Os funcionários relataram o clima de insegurança vivido tanto por funcionários quanto por estudantes. O governador Waldez Góes anunciou que colocará vigilância de volta à escola, além de reparos de emergência nas instalações. Quanto à reforma, o projeto deverá ser apresentado à comunidade escolar no dia 18 (segunda-feira), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
Governador Waldez Góes e prefeito de Mazagão, Dudão Costa, assinalam que união Estado e Municipio é essencial
Entretanto, a previsão de licitação e início das obras fiquem para o início de 2018. O governador destacou a importância da escola para a educação mazaganense, com uma história de mais de seis décadas.

“A escola é tratada com muito carinho e saudosismo pela população de Mazagão. E o espaço já vem, de algum tempo, deteriorado, uma situação bastante difícil. Nossa decisão é de demolição e construção de uma nova escola. Estamos com o projeto pronto e em breve vai ser apresentado para apreciação da comunidade escolar, para ser aprovado e entrar em processo de licitação e início das obras. Mas, antes disso, estamos alocando um posto de vigilância reparos emergenciais”, declarou Waldez Góes.

Durante o período das obras, os alunos deverão ser transferidos para outros espaços físicos ainda em estudo. Entre esses locais, são cogitados o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Sesc Ler, dentre outros.

Para o prefeito Dudão Costa, a parceria entre Estado e Municípios é fundamental. Quem ganha com isso, argumenta ele, é a população.
“Mais uma vez, mantemos essa conversação, após a visita do governador a Mazagão, para assinatura de convênio. Aqui, trazemos uma grande pauta de reivindicações e anseios do povo mazaganense. Todas são importantes e apresentadas também para o nosso munícipe que vive tanto na sede do Município, quanto nas comunidades mais isoladas de Mazagão”, disse o prefeito.
Presidente da Câmara de Mazagão, José Hosana, entrega série de reivindicações da Casa ao governador Waldez
Ampliação da Câmara
Um dos pontos apresentados pelos vereadores ao governador Waldez foi a possibilidade de assinatura de convênio para ampliação do Palácio das Castanheiras, sede da Câmara de Municipal de Mazagão. Hoje, o legislativo mirim atua em um espaço reduzido e as sessões acontecem em uma sala com capacidade de receber cerca de 40 pessoas, um número considerado baixo.

Segundo o presidente da Câmara, vereador José Hosana Silva (PSB), a ampliação do espaço trará nova dinâmica aos trabalhos desenvolvidos naquela casa de leis.
“Precisamos de uma reforma, ampliar as galerias, além de aumentar o espaço físico e dotar a Câmara de equipamentos mais modernos, os que temos hoje estão defasados. O resultado será uma Câmara de Vereadores mais dinâmica, como a população de Mazagão pede e merece”, argumenta Hosana.


Outras questões apresentadas ao governador pela comitiva se referem à segurança pública, educação e outras novas parcerias entre o Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão. A reunião durou até o início da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário