sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Ação humanitária CardioStart atende moradores de área ribeirinha de Mazagão

Com ajuda de uma tradutora, médico norte-americano atende moradora de comunidade do Vila Nova
Texto e fotos: GABRIEL PENHA
Moradores de áreas ribeirinhas de Mazagão foram atendidas pelo programa CardioStart, na região do Vila Nova. A ação iniciou na quinta-feira, 3, e segue até este sábado, 4. A ação médica acontece em parceria com a Prefeitura de Mazagão (PMMz), através das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Ação Social.
Ação médica acontece na região do Vila Nova, área ribeirinha de Mazagão
Integram a equipe do CardioStart no Vila Nova oito profissionais, entre eles três médicos, um clínico geral e dois cardiologistas, além de dois enfermeiros. Eles fazem parte de um grupo de 20 pessoas – os demais integrantes ficaram em Macapá, onde prestam atendimento no hospital São Camilo.

Ribeirinhos chegam de barco para receber atendimento durante ação do CardioStrat, no Vila Nova, em Mazagão
Pela prefeitura, foi oferecido atendimento odontológico, além de pesagem de crianças atendidas por programas sociais. O poder público municipal também garantiu medicamentos, distribuídos aos pacientes, além da parte logística, que inclui alimentação e hospedagem.

Agricultor aposentado Wilson da Silva, de 74 anos, foi um dos
moradores da região que buscou atendimento
“É uma satisfação, um orgulho muito grande para a gestão municipal poder contribuir com a realização deste belíssimo e respeitável trabalho da equipe do Cardio Start, que tem reconhecimento em nível internacional. Isso só vem reforçar a preocupação da nossa administração, que é de garantir o acesso a uma saúde pública de qualidade aos moradores do Município”, argumenta o prefeito Dudão Costa, que acompanhou o trabalho da equipe durante a sexta-feira, 4.
Além do prefeito e do secretário de Saúde do Município, Zeca Monteiro, participaram da visita ao local o presidente da Câmara Municipal, José Hosana (PSB), além dos vereadores Wenderson Binho e Carlos Calango, do PMDB, Naza Vieira (PP), Vera Monteiro (PPL) e João Paulo Bebê (Rede). 

Entre as pessoas que buscaram atendimento na ação, estava o agricultor aposentado Wilson da Silva, de 75 anos. Ele é morador da própria região do Vila Nova. Conta que assim que soube que haveria atendimento médico, aproveitou para saber como anda a saúde. Teve a pressão arterial aferida, foi submetido a teste de glicemia, além de exames cardiológico.
Prefeito Dudão Costa, sec. de Saúde Zeca Monteiros com os vereadores Hosana, Vera, Naza Vieira, Binho e Calango
“É sempre bom se cuidar”, diz o aposentado, sempre com um sorriso no rosto, estampando a felicidade de quem recebeu a notícia de que estava tudo bem com a saúde.
Atendimento do CardioStart na região do Vila Nova prossegue até o sábado, 5

Atendimento do CardioStart na região do Vila Nova prossegue até o sábado, 5

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Prefeito e vereadores cobram da CEA solução para a constante falta de energia em Mazagão

GABRIEL PENHA - de Macapá
A constante falta de energia em Mazagão foi a pauta principal da reunião do prefeito Dudão Costa (PPL) e os vereadores Elcimar Braga (PR), Leonício Filho (PSDB), João Paulo Bebê (REDE) e José Hosana (PSB), com a direção da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), no final da tarde desta terça-feira, 1º de agosto, em Macapá. A comitiva foi recebida pelo presidente da empresa, Marcelino da Cunha Macgado Neto, além do diretor adjunto de Planejamento e Expansão, Rodolfo Torres e outros membros da diretoria.
Prefeito Dudão Costa e vereadores de Mazagão após reunião com a direção da CEA, em Macapá

O prefeito relatou que o problema de queda e falta de energia é uma constante. Ainda de acordo com o gestor a situação se agravou em Mazagão Velho, em especial durante o mês de junho, quando ali aconteceu a Festa de São Tiago; nesse período muitos comerciantes amargaram prejuízos por falta de energia. Porém, a sede do Município e outras comunidades também ficam no escuro, de forma quase cotidiana.
Prefeito e diretores da Companhia em conversação

“Nosso povo em sofrido, com noite às escuras, de maneira recorrente. Precisamos que a CEA nos dê um posicionamento, uma perspectiva para a solução deste grave problema”, assinalou o prefeito.

Do lado Companhia de Eletricidade, o presidente explicou que a manutenção da rede é difícil, tendo como agravante a impossibilidade de fazer a retirada de árvores da chamada faixa de servidão - a distância entre o posteamento e a vegetação lateral – em especial no trecho entre Mazagão Novo e Mazagão Velho. Porém, anunciou que poderá ser fechada uma cooperação com o Município, para que seja feita a limpeza e manutenção da rede elétrica, da área que compreende a ponte do Matapi até a comunidade de Mazagão Velho. Segundo o presidente Marcelino Neto, a situação deve ser normalizada ainda esta semana.

Sobre a falta de energia no período da Festa de São Tiago, a direção técnica da CEA alegou sobrecarga da rede durante a programação, com o uso muito mais intenso que o normal, com muitas ligações clandestinas. Com isso, alegou a empresa, houve a incidência de pelo menos quatro curtos-circuitos, que acabaram prejudicando o fornecimento.
Reunião aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 1º de agosto, em Macapá
Ainda foi tratado na reunião o repasse da iluminação pública da CEA para o município. Para que isso aconteça, a exemplo da capital, deverá se criada pela Câmara de Vereadores a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), uma das exigências legais para a municipalização.